Candidatas guerreiras no Brasil: um estudo de caso das narrativas audiovisuais das mulheres mais votadas às prefeituras das capitais em 2020

Women warrior candidates in Brazil: a case study of the audiovisual narratives of the most voted women for capital city halls in 2020

Luciana Panke
 panke@ufpr.br
Universidade Federal do Paraná – Brasil

Resumo

Esta investigación expone la estructura de un patrón de objetificación respecto al cuerpo Nas últimas eleições municipais brasileiras, apenas uma mulher foi eleita para governar uma capital, entre os 26 estados da federação. Este artigo apresenta o cenário eleitoral para, então, trazer análise das narrativas audiovisuais das três candidatas mais bem votadas naquele pleito:  Cinthia Ribeiro (PSDB), eleita em Palmas (TO), região Norte, Manoela D’Ávila (PCdoB), no Sul, em Porto Alegre (RS) e Marilia Arraes (PT) em Recife (PE), Nordeste. Como metodologia aplicou-se a proposta de PANKE (2015, 2016, 2018) para identificar os arquétipos das candidaturas femininas: Guerreira, Maternal e Profissional. Como resultado, observou-se que os vídeos posicionaram as candidatas de maneira combativa. Ainda que houvesse a exibição também da maternidade nas três campanhas, a eleita foi quem exibiu equilíbrio entre arquétipos. 

Palabras-chave: comunicação política; comunicação eleitoral; gênero; campanhas femininas; Brasil.

Abstract

This investigation exposes the structure of a landlord of objectification with respect to the body. In the last Brazilian municipal elections, only one woman was elected to govern a capital, among the 26 states of the federation. This article presents the electoral scenario and analyzes the audiovisual narratives of the three best-voted candidates in that election: Cinthia Ribeiro (PSDB), elected in Palmas (TO), North region, Manoela D’Ávila (PCdoB), in the South, in Porto Alegre (RS) and Marilia Arraes (PT) in Recife (PE), Northeast. As a methodology, the proposal of PANKE (2015, 2016, 2018) was applied to identify the archetypes of female candidates: Warrior, Maternal and Professional. As a result, it was observed that the videos positioned the candidates in a combative way. Although there was also an exhibition of motherhood in the three campaigns, the elected was the one who exhibited balance between archetypes.

Keywords: political communication; electoral communication; gender; women’s campaigns; Brazil.

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